Harper's Bazaar Brasil 14/01/2017

COSMÉTICOS GREEN: VOCÊ TAMBÉM VAI ADOTÁ-LOS

Eles são a grande bola da vez

by redação bazaar



Por Cibele Maciet

Orgânico, natural, vegano, ecológico, reciclagem, biodinâmico…Até que ponto essas palavras são familiares para você? Mas quer queira, quer não, vai ouvir falar cada vez mais delas. O mundo da estética no Brasil ganha, todos os dias, labels com apelo green nas prateleiras, e todo mundo sai ganhando com isso (a Europa já acordou para essa realidade há muito tempo, tanto na cosmética quanto no vestuário e alimentação). O publico consumidor – e, de quebra, o meio ambiente – ganha porque falamos aqui de produtos sem fragrâncias sintéticas (apenas óleos essenciais); sem lauril sulfato de sódio, óleos minerais, parabenos, entre outros ingredientes, muitas vezes, cancerígenos e nocivos à pele e corrente sanguínea. Isso sem falar da ausência de testes em animais, proibida nos produtos certificados vegan, e na utilização exclusiva de ingredientes orgânicos ou naturais.

Mas como entender cada um desses rótulos, natural, orgânico e vegan? “Um cosmético natural tem essencialmente componentes vegetais com alta compatibilidade com nossa pele: isso permite que ela respire e mantenha uma camada protetora natural”, explica a especialista Katia Pawlowskij, proprietária da Grama Sabonetes, loja e espaço em Perdizes com cursos e oficinas de aromaterapia, beleza e cosmética natural, leitura de rótulos e certificações, nutrição vegetariana e vegana, consumo consciente e artes manuais e terapêuticas ligadas à botânica. » A certificação orgânica leva em consideração o uso de ingredientes cultivados sem agrotóxicos e o impacto ambiental na produção, além do descarte de ingredientes e corantes prejudiciais à saúde (conservantes e fragrâncias sintéticas não podem entrar na fórmula)”, explica Katia. “Finalmente, o selo vegan descarta critérios como ingredientes transgênicos, teste em animais e principalmente ingredientes de origem animal como mel, cera de abelha ou lanolina, que, por sua vez, poderiam entrar no produto orgânico” detalha.
 

Outro aspecto importante dos produtos ecológicos é que eles consideram o ser humano inserido no ciclo da natureza. “Tudo começa com o plantio da matéria prima vinda de agricultura orgânica ou biodinâmica (inclusão de elementos como a astrologia na agricultura orgânica), passando pelo processo de produção, que respeita as pessoas envolvidas e defende a não utilização de testes em animais”, conta. “E segue até o descarte, quando esse produto sai pelo ralo de nossas casas, retornando à natureza sem tanto impacto ambiental, assim como sua embalagem”, defende Katia.

Mas na prática, qual é a real vantagem de se utilizar um produto green? A longo e curto prazo? “A pele é uma grande porta de entrada para nosso corpo e devemos ter a mesma preocupação com rituais de beleza que temos com a alimentação », acrescenta. “Mas, mesmo assim, notamos imediatamente na pele os poderes terapêuticos dos aromas e a melhor absorção de cremes e loções. Depois, outros benefícios são notados como a suavidade dos sabonetes sem lauril e cabelos mais brilhantes. A maquiagem green é um verdadeiro tratamento facial ”, revela a especialista, que acaba de receber no seu espaço a marca de maquiagem brasileira queridinha dos greens, a Baims, fundada pela brasileira Luisa Baims na Alemanha – o maior mercado consumidor de orgânico da Europa. ” Tenho muito orgulho de ter essa marca aqui conosco, seus produtos têm a mesma pigmentação e qualidade que os sintéticos e não comprometem o mundo em que vivemos”, comemora.
 

Mas a preocupação com a pele e o impacto no meio ambiente não para aí: o cuidado com as embalagens é primordial nesse meio. “Aqui na Grama nos preocupamos com embalagens e material gráfico, procuramos usar sempre que possível papel reciclado, algodão orgânico e impressão de baixo impacto (com cera, o que significa 94% menos impacto ambiental do que impressão a laser)”, diz a empresária. “Aqui não entram embalagens de plástico, somente sacolas Kraft, saquinhos de algodão orgânico e tinta vegetal ”, complementa. “Também somos adeptos do Projeto ecobags, no qual o lucro da venda é destinado a grupos de resgate de animais ”, explica.

Em poucas linhas, trata-se de um modo de vida, mais do que simplesmente falar da compra de cosméticos ecológicos? “Sim, é muito importante a relação de respeito e transparência das marcas com os consumidores, nosso apoio à empresas com valores como a promoção da saúde e bem estar, dizer não à crueldade animal, apoiar a agricultura orgânica e a utilização de embalagens de menor impacto ambiental sem exploração da natureza e do trabalho humano” define. “Finalmente, é fundamental para o consumidor ter clareza sobre produtos e sua composição, receber informação baseada em fontes confiáveis e ajudar na reciclagem “, finaliza. E você, já comprou seu primeiro cosmético green?

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